top of page

Produção:

Realização:

Glauber Rocha em Defesa do Cinema Brasileiro

 

10 de novembro. 16h



De Roque Araújo. Documentário, 100min, 2012.



Sinopse: Curta-metragem que revela a luta constante de Glauber Rocha para inserir o cinema brasileiro no mercado internacional. Nem sempre ele foi compreendido, enfrentou policiais, críticas de vários , mas nunca deixou de mostrar as ideias e o caminho para o desenvolvimento da indústria cinematográfica de seu país

Marighella– Quem Samba Fica, Quem Não Samba Vai Embora

 

13 de novembro. 16h



De Carlos Pronzato. Documentário, 90min, 2011.



Sinopse: O documentário foca o período da luta armada de resistência à Ditadura Militar, de 1964 até a morte de Carlos Marighella, em dezembro de 1969. Montado a partir de importantes depoimentos de militantes políticos, estudiosos e pesquisadores, o título Quem samba fica, quem não samba vai embora é uma referência à carta homônima redigida por Marighella e endereçada aos revolucionários de São Paulo, em dezembro de 1968: “O fundamental na organização são os grupos e a atuação de baixo para cima. Uma coordenação ativa e revolucionária leva a ação para diante. Os grupos devem unir-se de baixo para cima, a partir da ação. Podem ser feitas ações em conjunto. Todos os grupos nossos ou não nossos devem ser chamados para a ação conjunta, para ICR, seja para o que for contanto que acabe a ditadura e o Imperialismo. De todo modo, o problema é quem samba fica, quem não samba vai embora”.

Ritos de Passagem

 

12 de novembro. 20h



De Chico Liberato. Animação, 98min, 2012.



Sinopse: Oo Santo e o Guerreiro, símbolos da fé e da justiça em prol da liberdade na cultura nordestina e sua luta pela afirmacao do seu povo.Enquanto deixam os vivos na Barca de Caronte, perante o Anjo e o Demo,rememoram: o Guerreiro, as andanças com o bando no sertão sem lei; o Santo, a peleja para construir uma vida libertária e farta baseada na fé e no trabalho coletivo.

Local: Glauber Rocha -  Sala 4

bottom of page