top of page

Produção:

Realização:

Antônio Conselheiro - O Traumaturgo do Sertão



10 de Novembro. 18h



De José Walter Lima. Ficção, 86min, 2010


Elenco principal: Carlos Petrovich, Harildo Deda, Leonel Nunes, Chico Drumond.



Sinopse: O filme retrata um acontecimento social de grande importância na história do Brasil: a guerra de Canudos e o massacre de mais de 25 mil pessoas que resistiram a três batalhas com o exército republicano antes de serem derrotados. Para tanto, a narrativa acompanha a saga de Antônio Conselheiro combinando documentário, ficção e animação numa produção que valoriza elementos poéticos, reflexivos e imagéticos.

Cascalho 



12 de Novembro. 18h

De Tuna Espinheira. Drama, 104min, 2004.



Elenco Principal: Harildo Deda,  Othon Bastos, Lúcio Tranchesi  e Irving São Paulo.

Sinopse: Coronéis, garimpeiros e civis comuns, todos motivados pela ambição, vão para Chapada Diamantina, na busca desenfreada para enriquecerem com os minérios do local, na década de 30. Com muitas brigas e muito esforço, contando sempre com a sorte, eles conseguiam pequenas fortunas que rapidamente eram gastas em prazeres passageiros e gastos descontrolados.

Filhos de João - O Admirável Mundo Novo Baiano 



11 de Novembro. 18h



De Henrique Dantas. Documentário, 76min, 2009.



Prêmios: Melhor Filme (In-edit, Festival Internacional do Documentário Musical/2011), Prêmio Especial do Júri, Prêmio Júri Popular (42° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro).



Sinopse: O documentário conta a história do grupo musical Novos Baianos, concentrando-se em um dos períodos mais férteis e efervescentes da produção musical brasileira – final da década de 1960 – época em que o grupo eclodiu. Foi neste período que João Gilberto, recém chegado dos Estados Unidos, começou a conviver com os Novos Baianos, tornando-se uma espécie de guru. Com extrema sensibilidade, e absoluta despretenção, transformou a mentalidade daqueles jovens irreverentes e mudou o rumo da MPB.

Local: Glauber Rocha - Sala 4

Jardim das Folhas Sagradas



9 de Novembro. 18h

De Pola Ribeiro. Ficção, 90min, 2011.

Elenco Principal:  Harildo Dêda, Antônio Godi, João Miguel e Auristela Sá

Prêmios: Melhor Fotografia (4º Los Angeles Brazilian Film).

Sinopse: Um bancário bem sucedido, negro e bissexual, casado com uma mulher branca e de crença evangélica, vive na Salvador contemporânea e recebe a incumbência de montar um terreiro de candomblé no espaço urbano. Para isto, enfrentará a especulação imobiliária numa cidade de crescimento vertiginoso, o preconceito racial e a intolerância religiosa. Este homem, embora questione a tradição da própria religião, tem a missão de montar um ambiente sagrado e de respeito à natureza.

Água de Meninos

 

10 de novembro. 20h



De Fabíola Aquino. Documentário, 52min, 2012.



Sinopse: O filme conta a história das feiras em quatro tempos: a Feira de Água de Meninos, o Cinema Novo produzido na Feira, seu incêndio, em 1964, e o hoje, em São Joaquim.  Exibida com suas diversidades em cores fortes e marcantes, a Feira de São Joaquim e sua gente traz situações que remetem ao passado, embora estejamos em pleno século XXI. Essa vibração e efervescência contaminou a equipe de produção do documentário que, em meio a artigos de candomblé, barracas de artesanatos, carnes, frutas, verduras e uma infinidade de produtos, teve o cuidado de captar a essência da Feira, com depoimentos e entrevistas de diferentes personalidades.

Bahêa Minha Vida



14 de Novembro. 18h



De Márcio Cavalcante. Documentário, 100min, 2011.



Prêmios: Melhor Documentário (Fest SESC Melhores Filmes/2012), Melhor Filme escolhido por Júri Popular (Cinefoot/2012).


Sinopse: O documentário  é sobre a paixão da torcida do Esporte Clube Bahia, os sonhos e vida, muita vida, expressa em alegrias e lágrimas, em gritos e silêncios, em desencantos e euforias. Uma verdadeira homenagem à nação tricolor. A grande questão é o porquê de tanto amor. Existe explicação?

O Homem que Não Dormia



13 de Novembro. 18h

De Edgard Navarro. Drama, 75min, 2011


Elenco Principal: Fábio Vidal, Evelin Buchegger, Bertrand Duarte, Ramon Vane e Mariana Freire.

Prêmios: Melhor ator coadjuvante para Ramon Vane (44° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro). 



Sinopse: Numa mesma noite, cinco pessoas de uma cidadezinha do interior são acometidas por um mesmo pesadelo envolvendo um homem sinistro e um tesouro enterrado. Com a chegada de um misterioso peregrino, o vilarejo é arrebatado da rotina medíocre e os personagens são lançados num vórtice de acontecimentos insólitos. Será assim que cada um terá sua verdade trazida à luz e se libertará do jugo perverso das hipocrisias, medos e doenças, assumindo as rédeas de seus destinos e reescrevendo suas vidas.

bottom of page