top of page

Produção:

Realização:

Como forma de contemplar a sétima arte baiana a Mostra Cinema Baiano é uma compilação de filmes produzidos na última década na Bahia, promovendo a produção audiovisual local.



O sucesso de bilheteria Baêa Minha Vida (2011) voltará à telona, prometendo emocionar novamente os apaixonados pelo time. Dirigido por Mário Cavalcante, o documentário traça uma trajetória do time tricolor, mostrando a paixão da torcida que acompanhou o altos e baixos do grande time soteropolitano. Em 120 depoimentos, dentre eles de artistas, árbitros e comentarista, a equipe conseguiu emocionar o público baiano, superando as expectativas de audiência.



Outro documentário também muito conhecido pelo público baiano e que fará parte da Mostra é Filhos de João- O admirável Mundo Novo Baiano (2009), de Henrique Dantas. Entrevistas exclusivas de antigos membros do grupo, como Morais Moreira, Pepeu Gomes e Paulinho Boca de Cantor, destrincham a carreira de uma das maiores bandas da década de 60, "Novos Baianos". A trajetória segue desde os primeiros passos do grupo até a sua desintegração.

Seleção reúne os longas lançados na última década

O grande diretor baiano Walter Lima exibe seu longa-metragem mais recente, Antônio Conselheiro - O Taumaturgo dos Sertões (2010). Um filme poético e delirante sobre a epopéia da Guerra de canudos, travada em pleno sertão entre soldados e sertanejos. A história também remete à figura mais conhecida deste conflito: O místico rebelde e líder espiritual Antônio Conselheiro. 



Edgar Navarro, importante diretor baiano, também será representado através de seu mais recente longa-metragem, O Homem que Não Dormia (2011). Seu lançamento foi realizado na edição anterior do Festival, lotando a sala principal do Teatro Castro Alves. O filme teve seus planos filmados na cidade de Iguatu, Chapada Diamantina, e contou com vasto elenco de atores baianos, como Bertrand Duarte, Fabio Vidal, Mariana Freire, e outros.

​

O longa-metragem Cascalho (2004), de Tuna Espinheira, e Jardim das Folhas Sagradas (2011), de Pola Ribeiro, completam a lista de filmes escolhidos para Mostra. Cascalho é uma adaptação do livro homônimo de Herberto Salles, e estréia o diretor no panorama de longa-metragens. Jardim das Folhas Sagradas traz à tona discussões sobre questões ambientais, preconceito racial, e intolerância religiosa.

​

​

Confira a programação

Filmes baianos terão Mostra exclusiva 

bottom of page